Artrite reumatoide tratamento:
A artrite reumatoide (AR) é uma doença autoimune crônica na qual o sistema imunológico ataca principalmente as articulações, levando à dano da cartilagem, osso e ligamentos.
Os sintomas variam e a causa exata ainda não é conhecida, mas acredita-se que a predisposição genética e fatores ambientais desconhecidos, como infecções e tabagismo, desempenhem um papel no desenvolvimento da doença.
Em todo o mundo, a artrite reumatoide afeta aproximadamente 1% da população, sem distinção de raça ou país de origem, e é mais comum em mulheres do que em homens, com uma frequência duas a três vezes maior. Geralmente, surge entre os 35 e 50 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Sintomas da Artrite Reumatoide:
Neste tipo de doença, as membranas sinoviais, que revestem as articulações e produzem um líquido lubrificante para reduzir o atrito entre os ossos, são as principais afetadas.
A inflamação crônica resultante pode causar danos às cartilagens, tendões e ossos, levando a sintomas como dor, rigidez, inchaço e vermelhidão nas articulações, especialmente nas mãos, punhos, tornozelos, pés, cotovelos e joelhos.
Outros sintomas incluem fadiga, febre baixa, perda de peso e fraqueza muscular. A intensidade e frequência dos sintomas podem variar, havendo períodos de remissão ou crise.
As articulações inflamadas costumam ficar doloridas e rígidas, principalmente após acordar (essa rigidez geralmente dura mais de 60 minutos) ou após ficar muito tempo parado.
As articulações afetadas geralmente ficam sensíveis, quentes e inchadas devido ao inchaço dos tecidos moles que revestem a articulação (sinovite) e, às vezes, devido ao líquido na articulação (líquido sinovial).
As articulações podem ficar deformadas, caso não faça o tratamento correto.
Como tratar a artrite reumatoide e melhorar a qualidade de vida:
A artrite reumatoide é uma condição sem cura, mas a reumatologia pode colaborar para aliviar a dor, melhorar a função articular e controlar a progressão de doenças, por meio de um tratamento contínuo para controlar os sintomas, aliviar as dores e, assim, melhorar a qualidade de vida do paciente.
O tratamento para essa condição é personalizado e depende da gravidade da doença, da resposta aos medicamentos e das preferências do paciente.
Geralmente, o tratamento envolve o uso de medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos, corticoides e imunossupressores, que ajudam a reduzir a atividade do sistema imunológico e a impedir a progressão da doença.
Além da medicação, o tratamento também pode incluir terapias não medicamentosas, como fisioterapia, exercícios físicos, orientação nutricional, suporte psicológico, terapias biológicas e mudanças no estilo de vida.
O objetivo é preservar a função das articulações, prevenir deformidades e promover o bem-estar dos pacientes.
Portanto, devido à complexidade dessa doença autoimune, é importante buscar um médico especializado em reumatologia e terapia biológica.
Dessa forma, é possível personalizar o tratamento considerando o tipo e estágio da doença, o estilo de vida e outras características individuais.
Entre em contato para agendar uma consulta! Com um acompanhamento empático e humanizado, podemos melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com artrite reumatoide e outras doenças autoimunes.
Algumas Fontes:
1. Smolen, J. S., et al. Rheumatoid arthritis. The Lancet, v. 388, n. 10055, p. 2023-2038, 2016.
Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)30173-8. Acesso em: 3 jan. 2025.
2. McInnes, I. B.; Schett, G. Pathogenetic insights from the treatment of rheumatoid arthritis. The Lancet, v. 389, n. 10086, p. 2328-2337, 2017.
Disponível em: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(17)31472-1. Acesso em: 3 jan. 2025.